Consequências do Sedentarismo

1) Raciocínio Lento: Pessoas sedentárias produzem menor quantidade de neurotransmissores. A falta deles dificulta a passagem dos impulsos elétricos entre um neurônio e outro através da chamada fenda sináptica, o que pode deixar o pensamento moroso.

2) A Aparência não Engana: Em pessoas não ativas, o telômero, pedaço dos cromossomos que define nossa idade biológica, é menor. Quanto mais curto o telômero, mais enfraquecidas ficam as células ao longo do tempo, o que acarreta uma aparência pouco jovial.

3) Fígado Gordo: Conhecida como esteatose hepática não alcoólica, essa doença é resultado da falta de exercício. Em casos graves, a esteatose pode levar à cirrose.

4) Falso Magro: Peso ideal não é sinônimo de saúde. Até os indivíduos esbeltos podem possuir bastante gordura visceral escondida. Ela, por sua vez, fabrica substâncias inflamatórias que contribuem para o entupimento dos vasos sanguíneos.

5) Levante-se mais!: Quando se está sentado,  as pernas se movem pouco, tornando a circulação vagarosa. Isso aumenta o risco da formação de coágulos que podem tapar artérias e causar estragos.

Fonte: Emagrece Brasil

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Sem Tempo para Treinar??

As festas de final de ano acabaram e o Carnaval já passou. Apesar de já estarmos quase no mês de março de 2012, para muitos o ano começa agora…e tem gente que quer colocar em prática aquela velha promessa: começar a fazer atividade física, afinal, em apenas 24 horas fica difícil organizar: trabalho, estudos, compromissos e ainda arrumar tempo para malhar.

Segue abaixo algumas dicas:

Planejamento: quando organizar a sua agenda, não se esqueça de incluir um horário para se dedicar aos exercícios físicos;

Preferência: O legal é sentir prazer com a prática de exercícios físicos, utilize o seu tempo nos exercícios que mais lhe agrada para não desistir do treinamento: se não gostar da esteira, tente o elíptico ou a bicicleta. Se também não lhe agrada os aparelhos de musculação, procure orientação sobre os exercícios funcionais e participe das aulas de ginástica. Outra dica bacana é dar preferência para os treinos curtos, assim você estimula a sua presença na academia criando uma rotina saudável;

O Início da atividade física: inicie o treinamento com atividades leves, principalmente se já está algum tempo sem praticar atividade física, sempre com orientação profissional de um professor de educação física para não se machucar;


Não esqueça que praticar exercícios melhora a disposição, aumenta a sua produtividade e estimula o bem-estar cuidando da saúde e da qualidade de vida.

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Barriga tanquinho

Atividade física, alimentação saudável e uma noite bem dormida é a combinação perfeita para conseguir emagrecer. É comprovado que uma vida sedentária e maus hábitos à mesa, como a ingestão excessiva de gorduras e o sódio, provocam alterações que refletem na saúde e na estética.

E claro, o quê mais incomoda nas pessoas é o acumulo de gordura na região abdominal, porém não adianta se matar de malhar e fazer mil abdominais para tentar ficar com uma barriga chapada sem cuidar da dieta também.

Para emagrecer e ter uma definição muscular é necessário, além de controlar a alimentação, um programa de atividade física com alto gasto calórico como treinamento em suspensão, os exercícios funcionais, exercícios aeróbicos e musculação que são atividades que trabalham o corpo todo focando a diminuição da gordura corporal e consequentemente aumenta a massa muscular.

Os exercícios físicos devem ser feitos no mínimo 3 vezes por semana  sempre com orientação de um profissional de educação física e respeitando o limite de cada pessoa.

Segue abaixo uma lista do que você deve reduzir na alimentação:

  • Sódio (sal): ele está presente em vários alimentos industrializados. O excesso provoca retenção hídrica, o que colabora para inflar o abdome.
  • Alimentos gordurosos, como frituras e queijos amarelos.
  • Açúcar, doces, bebidas com gás (água com gás, refrigerante) e bebidas alcoólicas.
  • Carboidratos, como arroz branco, batata, pão, massas em geral, doces, farinhas brancas.

Mas, o quê deve entrar no cardápio de quem quer secar?

Preferencialmente as verduras, legumes e frutas, alimentos de fácil digestão e aumente o consumo de fibras para ajudar no funcionamento do intestino e diminuir a sensação de barriga e estufado. E tome muita água. Além de hidratar o organismo, ela auxilia na eliminação de toxinas e na retenção hídrica, diminuindo o inchaço abdominal. E lembre-se, a atividade física é fundamental.

Outra coisa muito importante para perda de peso é o sono, pois enquanto o nosso corpo descansa, ele aproveita ao mesmo tempo para recuperar as energias que gastou, entrando em um processo que chamamos de anabolismo, que é onde podemos sintetizar as proteínas, a principal fonte de energia dos nossos músculos.

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Qual é o preço da sua saúde?

Eu, Alexandre Ginez, sou formado há 12 anos em Educação Física e trabalho há mais de 15 anos nessa área e, atualmente, vejo a cada dia o crescimento desta profissão.

Os programas de televisão, revistas, internet vêm mostrando, insistentemente, a importância da atividade física para saúde como uma grande forma de prevenção de várias doenças, bem estar, entretenimento, entre outros. Vários estudos já comprovaram um grande efeito positivo ao exercitar-se 3 vezes por semana durante 1 hora.

Mas está aí uma grande indagação: as pessoas não se preocupam em gastar quantias enormes em restaurantes, cabelereiros, TV por assinatura, Internet, vídeo games, roupas, etc. Quando se fala em praticar uma atividade física para cuidar da própria saúde, as pessoas sempre arrumam grandes dificuldades como tempo, custo, cansaço, trânsito, etc.

Infelizmente, Campo Limpo Paulista não oferece muitas opções de parques para realização de atividades ao ar livre, porém há diversas opções de academias na cidade onde podemos cuidar da nossa saúde, que é muito importante. Lembre-se: sem saúde não podemos ter uma vida completa e plena e já está na hora de sair do sofá e começar a malhar.

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Saiba como evitar o problema da Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema que afeta muitas mulheres e pode surgir em qualquer fase da vida. Pés e mãos inchados, barriga estufada são um dos sintomas da retenção de líquidos, mas algumas pessoas sentem também um aumento de peso e inchaço durante o período menstrual, onde a mulher pode ganhar até dois quilos durante a menstruação, devido a essa retenção.

Normalmente, o inchaço desaparece sozinho, mas devemos ficar atentos com alimentação, a falta de exercícios físicos, a falta de ingestão de líquidos e o sal em excesso. E se o problema persistir, procure um médico, porque pode ser sintomas de complicações de saúde como problema circulatório ou insuficiência renal.

Segue abaixo o que pode amenizar a retenção de líquidos:

  • Ingerir água, sucos naturais ou água de coco. É importante beber muita água para limpar o organismo;
  • Praticar regularmente exercícios físicos para eliminar o líquido retido;
  • Os chás são diuréticos naturais e podem ajudar a amenizar os sintomas da retenção de líquidos. As gestantes devem consultar o médico;
  • A drenagem linfática é uma massagem que estimula o sistema linfático e ajuda a drenar o líquido retido e diminuindo os edemas;
  • Se você come poucas hortaliças e frutas, acrescente esses alimentos no seu cardápio, eles facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção;
  • Diminua o sal nas refeições;
  • Evite alimentos que fermentam e provocam gases como repolho, couve, couve-flor, batata-doce;

 

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Óleo de coco

Bom, muitas pessoas estão comentando a respeito do óleo de coco e querendo saber mais informações a respeito, de como funciona, como deve ser ingerido, etc. Devido a esse sucesso, nós decidimos pesquisar e tentar ajudar a informar melhor a respeito deste óleo tão comentado…

Recentemente, foi realizada uma pesquisa nos EUA, onde foi adicionado óleo de coco em alimentos que foram consumidos por voluntários que emagreceram além do esperado após ingerir o óleo de coco.

Confira as dicas abaixo da nutricionista Graziela A. M. de Barros:

– Como deve ser consumido para emagrecer:

Consuma de duas a quatro colheres de sopa por dia, pois uma quantidade maior pode engordar. Ele garante mais saciedade e diminui o apetite, favorecendo a perda de peso. É uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente e por isso que ela não fica organismo.

– A cápsula tem o mesmo efeito do óleo?

Infelizmente, ainda não há estudos que comprovem o efeito do óleo de coco em cápsulas.

– Tem alguma contraindicação?

Não! O ideal é iniciar o consumo gradualmente.

– Pode combinar com outros alimentos:

O óleo e coco não altera o sabor dos alimentos, portanto pode sim fazer esta combinação. Por exemplo, substituir o óleo de soja, usar como tempero em saladas, misturar em sucos ou vitaminas, etc.

– Outras indicações:

O óleo e coco é um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, o quê facilita a digestão e a absorção de nutrientes. São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo, pois com ele o nosso corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades.

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Comece 2012 de uma maneira diferente: cuide de sua saúde! Body Form Studio Personal Training & Academia

O Body Form Studio & Academia deseja a todos Feliz Ano Novo!!! Que em 2012 consigamos realizar nossos sonhos com muita paz, saúde e felicidades! Que seja um ano abençoado e cheio de alegrias para todos nós!

E para começar um ano diferente, convidamos a todos para conhecer a Body Form Academia que está oferecendo novas aulas, além da musculação na Av. Adherbal da Costa Moreira, 965 – Tel.: 11 4038 5637.

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