Porque a Avaliação Física é imprescindível na hora de elaborar um Programa de Treinamento

Para desenvolver um programa de treinamento individualizado ou em grupos, onde se tem como objetivo promover a saúde e bem-estar, manter um bom condicionamento físico, emagrecimento, etc, é importantíssimo realizar uma avaliação física inicialmente, já que o programa de treinamento é elaborado baseado em dados específicos das pessoas que querem praticar atividade física, sejam pessoas comuns ou atletas.

 

Avaliação Física

 

É através dela que o Personal Trainer poderá diagnosticar suas necessidades, aptidões e limitações. As avaliações físicas aqui no Studio são realizadas periodicamente para acompanhar os resultados alcançados pelos alunos. E ela é composta por:

  • Anamnese – é uma entrevista realizada pelo profissional de educação física que tem a intenção de conhecer melhor o avaliado, saber qual objetivo para praticar atividade física, patologias crônicas na família e/ou pessoal, utilização de medicamentos, etc.

 

  • Risco Coronariano – baseado na tabela American Heart Association é verificado a faixa de risco do avaliado, o que orientará na prescrição dos exercícios físicos, tornando o nosso trabalho muito mais seguro.

 

  • Perímetro – É utilizada de uma trena, a qual realizamos a medição dos membros superior e anterior com objetivo de encontrar desvios musculares e acompanhar a evolução do treinamento. 

 

  • Cutâneas – É analisado de pontos no corpo através de um compasso (adipômetro) obtendo dados para aplicar em fórmulas já estabelecidas, podemos assim determinar o percentual de gordura, massa magra, massa gorda e o peso ideal. 

 

  • Bioimpedância – permite uma avaliação rápida através da passagem de uma micro corrente elétrica, verificando o nível de água, massa óssea, metabolismo basal (calorias gasta em repouso) e idade metabólica existente no organismo. 

 

  • Teste de Flexibilidade – Verifica a capacidade do músculo de se estender ao máximo através de equipamento elaborado chamado de Banco Wells. 

 

  • E por fim é elaborado um programa de treinamento baseado na condição física atual do aluno e objetivo a ser alcançado, pois temos que respeitar a individualidade de cada um e somente através da avaliação física podemos determinar e acompanhar o treinamento e sua evolução. É recomendável que a cada 4 meses faça uma nova avaliação sempre com orientações do Personal Trainer.

Sobre Body Form Studio Personal Training

Tenho mais de 10 anos de experiência como Preparador Físico de Futebol Profissional no Brasil e no exterior. Atualmente, uso toda essa minha experiência em condicionamento físico e musculação para trabalhar com pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, emagrecimento, aumento de massa muscular, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a minha principal metodologia de trabalho são os exercícios funcionais que tem revolucionado os métodos de treinamento pelo mundo.
Esse post foi publicado em Avaliação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s