Acessórios do Pilates de Solo

O Pilates é um sistema de exercícios que trabalha de forma equilibrada o fortalecimento da muscular e a flexibilidade, tonificando e alongando a musculatura sem exageros.  Melhora a postura e auxilia no combate ao estresse. O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática.

No Pilates de Solo, o praticante depende da força de seu próprio corpo para realizar os exercícios, afetando o corpo inteiro, exercitando o equilíbrio, exigindo muita consciência corporal e modificando seu o relacionamento com o corpo. O trabalho no solo pode ser auxiliado com acessórios como Bola Suíça, Faixa Elástica, Bosu e Circle.

A Bola Suíça é o mais conhecido dos acessórios. Com ela é possível trabalhar com diversos grupos musculares a partir de um ponto central de força. Proporciona uma base instável, intensificando o exercício e fazendo com que o praticante desenvolva outras habilidades. Os exercícios com a bola são seguros, divertidos e funcionais.

A Faixa Elástica é um acessório bastante comum no Pilates. Sua função é promover exercícios de resistência, podendo ser usada por praticantes de qualquer nível. Ela contribui muito para criar consciência corporal em iniciantes na prática e ao mesmo tempo adicionar mais desafios de força e resistência para alunos mais avançados e que estejam a bastante tempo familiarizados com a técnica.

O Circle é um arco de resistência com uma estrutura firme e com 2 suportes emborrachados pelo lado de fora, para que haja mais conforto na execução dos movimentos. Quando pressionado gera uma suave resistência ao treinamento, podendo ser incorporado ao exercício para elevar sua dificuldade.

O Bosu é um acessório que tem a aparência de uma bola cortada ao meio e é bastante usado por ser de fácil uso e pela versatilidade dos exercícios que trabalham necessariamente com o alinhamento do eixo de gravidade para o equilíbrio. A conseqüência disto é a consciência corporal de quem pratica, além da melhora na coordenação.

O Pilates é uma mistura bem equilibrada de treino de força e flexibilidade não sobrecarregando nenhum grupo muscular e assim, trabalha o corpo de forma mais eficiente. 

Prof. Sarah F. Arruda – Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista, pós graduada em Neuroreabilitação Infantil pela UNICAMP e formada em Pilates pela Metacorpus.

Sobre Body Form Studio Personal Training

Tenho mais de 10 anos de experiência como Preparador Físico de Futebol Profissional no Brasil e no exterior. Atualmente, uso toda essa minha experiência em condicionamento físico e musculação para trabalhar com pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, emagrecimento, aumento de massa muscular, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a minha principal metodologia de trabalho são os exercícios funcionais que tem revolucionado os métodos de treinamento pelo mundo.
Esse post foi publicado em Pilates de Solo. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s