Correr

Como começar a correr? Muitas pessoas fazem esta pergunta e às vezes acham que correr é uma atividade muito difícil, mas como querem iniciar esta prática resolvem correr sem qualquer preparo, não tomam cuidados básicos e às vezes acham que em apenas um final de semana podem se tornar “atletas”. Daí vem as dores e desistem de praticar a corrida achando que é um esporte muito difícil.

Correr requer uma preparação, treinamento e adaptação dos praticantes. Para os iniciantes, o ideal é começar com uma caminhada para depois passar para a corrida. Quando a corrida começar a fazer parte do seu dia-dia, você verá que já está viciado, ou seja, que foi conquistado pelo esporte e conseqüentemente terá uma melhor qualidade de vida.

Mas, antes de tudo, é importantíssimo fazer exames médicos, saber se você está apto a correr/praticar atividades físicas e conhecer seus limites através do teste ergométrico, principalmente aquelas pessoas que estão acima do peso e não praticam atividade física já há algum tempo.

Depois disso, procurar por um profissional de educação física, porque correr requer também um treinamento específico e uma boa preparação física. E este profissional irá te acompanhar com um programa de treinamento compatível com seu estágio atual físico para que você alcance seus objetivos com segurança.

Atualmente, existem diversas técnicas de exercícios corretivos e de fortalecimento muscular para melhorar a corrida e o tempo. Um grande aliado são os exercícios funcionais e a estabilização do core, que previne lesões e melhora significativamente o tempo.

Veja algumas dicas:

  • Tenha paciência e perseverança, pois o começo não é fácil;
  • Respeite o seu limite;
  • Faça um programa alimentar adequado às suas necessidades;
  • O descanso é tão importante quanto o treino. Preocupe-se em dormir bem;
  • Use um tênis apropriado para corrida;
  • Faça exames médicos anuais;
  • Se possível, adquira um monitor cardíaco/frequencímetro. Ele ajuda no controle dos batimentos cardíacos e é um preditor da intensidade da corrida;
  • Use sempre roupas leves;

Quase todo final de semana tem uma prova de corrida em algum lugar. A maioria são provas de 10km, 8km e 5km, e algumas com opções de caminhada. Além de ser um excelente exercício para o emagrecimento e melhora do condicionamento físico, a corrida proporciona sensação de prazer a seus praticantes.

Correr pode lhe trazer muitos benefícios, veja abaixo alguns deles:

  • Ajuda no processo de emagrecimento ou manutenção do peso;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
  • Libera o estresse acumulado;
  • Prevenção de muitas doenças;
  • Sono tranqüilo;
  • Fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos;
  • Melhora o seu estado de ânimo;

DICIONARIO DA CORRIDA – Fonte: revista “Isto É” nº 2052, ano 31:

BATIMENTO CARDIACO – É o número de vezes que o seu coração bate por minuto. Para as pessoas saudáveis, quanto mais alto for o batimento, mais intenso o esforço. E quanto mais rápido ele baixar os batimentos após os exercícios, mais preparado fisicamente a pessoa está. Esta correlação é um dos parâmetros mais usados para mensurar o esforço físico.

VO2MAX. – É o volume máximo de oxigênio que o corpo captura dos pulmões. Conduzido até os tecidos, esse oxigênio vira energia. Quanto maior o VO2, maior o potencial aeróbico, ou seja, mais oxigênio para o corpo. Este índice é indispensável para a elaboração de treinos personalizados.

LIMIAR ANAEROBICO – É definido como a intensidade de esforço, ou o consumo de oxigênio acima do qual a produção de acido lático supera sua metabolização, provocando hiperventilação. Entre o limiar anaeróbico e o esforço máximo está a zona de esforço dentro da qual os treinos de qualidade devem ser feitos.

TREINO REGENERATIVO – Num ritmo confortável, permite a pessoa falar durante o esforço. A finalidade é manter o preparo físico. 

TREINO DE QUALIDADE – Combina grande esforço com intervalos de menor esforço. Pode ser feito por meio da distância percorrida (treino de tiro) ou tempo (treino intervalado). Ele visa aumentar a potência da pessoa.

TREINO DE RESISTENCIA – São treinos de velocidade e ritmo constante, nos quais se espera um trabalho cardiovascular mais linear. São mais longos, a partir de 1h20 ou 14 Km aproximadamente.

O Body Form Studio oferece Assessoria de Treinamento e Corrida, venha conhecer!

Sobre Body Form Studio Personal Training

Tenho mais de 10 anos de experiência como Preparador Físico de Futebol Profissional no Brasil e no exterior. Atualmente, uso toda essa minha experiência em condicionamento físico e musculação para trabalhar com pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, emagrecimento, aumento de massa muscular, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a minha principal metodologia de trabalho são os exercícios funcionais que tem revolucionado os métodos de treinamento pelo mundo.
Esse post foi publicado em Assessoria em Treinamento e Corrida, Corrida, Musculação, Treinamento Funcional. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s