Você sabe o que é o Core?

O core é o conjunto de todos os músculos na região do tronco e sua função é a estabilização e manutenção da postura em movimentos amplos ou pequenos.

Vide abaixo os músculos do core:

Os movimentos funcionais dependem do core e a falta de exercícios aumenta a propensão de lesões na região. Basicamente, os exercícios para o core consiste em evitar lesões, diminuir dores lombares, melhoria do equilíbrio corporal, entre outros. Mas, vale ressaltar também que são vitais para a proteção da coluna.

Músculos lombares fracos em conjunto com abdominais fortes provocam muitas vezes dores e lesões costas. E se os músculos superiores das costas também forem fracos, há uma grande propensão para a má postura e essa condição piora se a pessoa tiver excesso de peso.

Qualquer movimento que fazemos é estabilizado pelos músculos do core. Qualquer que seja o desporto que pratique, um core forte dará uma vantagem extra. Quanto mais forte for o seu core, maior controle terá sobre os seus movimentos, e conseqüentemente terá maior qualidade e eficiência dos mesmos.

Há muitos exercícios para trabalhar cada parte do core. No inicio, o ideal é fazer exercícios que trabalhem em conjunto os abdominais, as costas e a pélvis. Após ter o domínio destes exercícios poderá passar para exercícios mais específicos e difíceis para as costas e para os abdominais.

Sobre Body Form Studio Personal Training

Tenho mais de 10 anos de experiência como Preparador Físico de Futebol Profissional no Brasil e no exterior. Atualmente, uso toda essa minha experiência em condicionamento físico e musculação para trabalhar com pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, emagrecimento, aumento de massa muscular, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a minha principal metodologia de trabalho são os exercícios funcionais que tem revolucionado os métodos de treinamento pelo mundo.
Esse post foi publicado em Core. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s