Pilates

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Joseph Pilates, o criador do método, baseou-se em princípios da cultura oriental (concentração, controle corporal, flexibilidade, equilíbrio, percepção), e princípios da cultura ocidental (tônus, resistência e definição muscular). Da combinação destas visões distintas, surgiram os princípios básicos que norteiam o método. Os princípios são: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez.

O Body Form Studio oferece Pilates de Solo
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Através do Pilates, o aluno vai conhecer e aprender a usar corretamente o próprio corpo tendo consciência dele como uma entidade integrada. À medida que descobre como usá-lo corretamente, sua postura melhora, seus músculos adquirem maior tonicidade, suas articulações tornam-se mais flexíveis e a forma de seu corpo torna-se mais equilibrada, ereta e alongada.

A prática freqüente da técnica de Pilates traz vários benefícios como fortalecimento da musculatura, em especial da região abdominal; alonga e dá flexibilidade; desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação; melhora a postura; desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região; eleva a capacidade de contração muscular e melhora a respiração.

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O ganho de força muscular é conquistado através de exercícios resistidos por cargas externas, que podem ser a gravidade, o peso do próprio corpo ou através dos acessórios utilizados. O aumento da força auxilia na remodelação óssea, através do estímulo mecânico que a contração muscular imprime aos ossos, promovendo a proteção destes. O fortalecimento, assim como em qualquer modalidade esportiva, é conquistado gradativamente.

O alongamento gradativo dos músculos conquistado com o método promove a diminuição de encurtamentos e tensões musculares localizadas, os quais podem ser responsáveis por alterações posturais significativa e deixar estruturas ósseas mais suscetíveis à forca mecânica. Além disso, o alongamento bem orientado auxilia no reequilíbrio entre os grupos musculares.

“Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém, se tem 60 anos e tem flexibilidade é um jovem!” (Joseph Pilates)

Fonte: Revista Pilates

Por Sarah Fernanda Arruda, Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista, pós graduada em Neuroreabilitação Infantil pela UNICAMP e formada em Pilates pela Metacorpus.

Sobre Body Form Studio Personal Training

Tenho mais de 10 anos de experiência como Preparador Físico de Futebol Profissional no Brasil e no exterior. Atualmente, uso toda essa minha experiência em condicionamento físico e musculação para trabalhar com pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, emagrecimento, aumento de massa muscular, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a minha principal metodologia de trabalho são os exercícios funcionais que tem revolucionado os métodos de treinamento pelo mundo.
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