Exercício de Agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais temido pelas pessoas que praticam atividade física. Mas, por quê?

Bom, eu não sei ao certo, mas as pessoas quando se deparam com o seu treinamento e notam que tem uma série de agachamento, já começam a torcer o nariz e arrumar desculpas como meu joelho dói, uma vez já travei a coluna e assim por diante. Mas, às vezes, a reclamação é tanta que o professor acaba tirando esta série do treinamento a fim de evitar problemas para o aluno.

Porém, o agachamento realizado de maneira incorreta e sem uma preparação adequada da cadeia muscular completa pode afetar joelhos e coluna sim.  Mas, quando é realizado corretamente, é um dos melhores exercícios para os membros inferiores melhorando força, resistência e equilíbrio. Vale ressaltar também que faz bem ao nosso sistema cardiorrespiratório e facilita movimentos do nosso dia-a-dia como sentar, levantar, pegar alguma coisa no chão, subir escadas, etc.

Exercicio de agachamento a fundo com peso

Exercicio de agachamento a fundo com peso

Quando falo de uma adequação da cadeia muscular completa, me refiro à preparação dos principais músculos envolvidos na execução do exercício (quadríceps, posteriores e lombar). É necessário o fortalecimento desses músculos antes de iniciar os exercícios de agachamento, pois desta forma protegemos nossas articulações dos joelhos e da coluna lombar. 

Os erros mais comuns do agachamento são: a posição das pernas, geralmente as pessoas deixam elas pouco afastadas, movimenta a coluna para frente e os joelhos ultrapassando a linha dos pés.

O correto é: em pé, pernas afastadas na largura dos ombros, flexione as pernas em um ângulo de no máximo 90º graus levando o bumbum para trás, mantenha o tronco reto alinhado com o quadril e não leve os joelhos à frente, ou seja, não deixe ultrapassar a linha dos pés. Nesta posição, a sobrecarga do movimento deve ir para a musculatura das pernas, e não para a coluna lombar e joelhos.

Exercicio de agachamento no bosu

Exercicio de agachamento no bosu

E lembre-se, este exercício, feito da maneira correta, é um dos mais completos para o fortalecimento de coxas, pernas e glúteos e peça sempre uma orientação de um profissional para monitorar o exercício.

Sobre Body Form Studio Personal Training

Tenho mais de 10 anos de experiência como Preparador Físico de Futebol Profissional no Brasil e no exterior. Atualmente, uso toda essa minha experiência em condicionamento físico e musculação para trabalhar com pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, emagrecimento, aumento de massa muscular, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a minha principal metodologia de trabalho são os exercícios funcionais que tem revolucionado os métodos de treinamento pelo mundo.
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