12 Razões para começar a fazer uma Atividade Física

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 3,0 milhões de pessoas morrem anualmente por falta de uma atividade física. Sendo que ao menos 2,8 milhões são vítimas do excesso de peso ou da obesidade. Quem praticar qualquer atividade física no mínimo 3 horas por semana fica bem longe desta estatística, além de melhorar o humor traz grandes benefícios que se manifestam no organismo em diversas formas.

Abaixo listamos algumas importantes razões para iniciar esta pratica tão saudável:

  1. Circulação: o exercício físico melhora a circulação sangüínea, o que previne tromboses, varizes, acúmulo de substâncias na parede dos vasos, etc.
  2. Dormir melhor: a atividade física promove um sono melhor fazendo com que o nosso corpo relaxe e absorva os ganhos fisiológicos dos exercícios.
  3. Atividade Cerebral: aumenta os níveis de serotonina, a qual em baixos níveis promove alterações no sono, ansiedade e depressão.
  4. Controle do Peso: com atividade física aceleramos nosso metabolismo durante e após os exercícios físicos, fazendo com que nosso corpo gaste mais calorias.
  5. Controle do Açúcar: as taxas de glicose caem, fazendo com que a insulina produzida pelo organismo reduza os níveis de açúcar no sangue prevenindo o diabetes.
  6. Massa Óssea: a atividade física de impacto como corrida, musculação e exercícios funcionais melhoram a densidade óssea prevenindo doenças como a osteoporose.
  7. Pressão: os exercícios físicos promovem uma maior elasticidade dos vasos sanguíneos que abaixam a pressão arterial.
  8. Pulmão: quem pratica atividade física melhora a oxigenação dos pulmões prevenindo infecções respiratórias.
  9. Colesterol: os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) diminuem, baixando o risco de doenças cardíacas.
  10. Estresse: quando estamos estressados o organismo produz em excesso o hormônio cortisol e com a atividade física o organismo queima esse hormônio e diminui a carga de estresse.
  11. Coração: a atividade física ajuda a melhorar a saúde cardíaca e pode reverter alguns fatores de risco. Como toda musculatura, o coração se fortalece com a prática de atividade física, de forma que consegue bombear mais sangue para o organismo a cada batimento.  Nos indivíduos que se exercitam, a freqüência cardíaca de repouso é mais baixa.
  12. Massa Muscular: com aumento da massa muscular tiramos a pressão exercida sobre nossas articulações, prevenindo artroses e perda de massa óssea.

Quem faz exercícios físicos regularmente, vive melhor, dorme melhor, tem mais disciplina e disposição, cuida d bo corpo, controla o peso, previne doenças e até combate a depressão. Mas, é importante ter objetivos e metas alcançáveis, abrir espaço na agenda, ter dedicação e organização.

Não se esqueça também que toda atividade física deve ser feita com a orientação de um profissional de educação física e ser acompanhada por uma boa alimentação. E antes de iniciar a pratica dos exercícios físicos, procure um médico para avaliar o seu estado de saúde.

Para obter o que nunca tivemos, é preciso fazer o que nunca fizemos.

Sobre Body Form Studio Personal Training

Tenho mais de 10 anos de experiência como Preparador Físico de Futebol Profissional no Brasil e no exterior. Atualmente, uso toda essa minha experiência em condicionamento físico e musculação para trabalhar com pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, emagrecimento, aumento de massa muscular, entre outros. No entanto, vale ressaltar que a minha principal metodologia de trabalho são os exercícios funcionais que tem revolucionado os métodos de treinamento pelo mundo.
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